Persistência e Paciência:

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar até o chão. (como o bambu)

domingo, 20 de janeiro de 2013

O SERVIDOR PUBLICO MUNICIPAL E SUAS DEMANDAS COMUNS.



A qualidade do serviço público dentro da realidade brasileira, principalmente no âmbito municipal, apresenta-se como um desafio que demostra exigência de transformações urgentes, na atuação das novas administrações direcionadas para um serviço de qualidade com eficácia e eficiência. Respeitando as questões de características locais e orçamento de cada município, temos algumas demandas comuns a todos os servidores, onde precisamos intensificar as lutas com ações claras em defesa do serviço publico, de combate a terceirização dos serviços e precarização do trabalho, que vem provocando a retirada de direitos e o sucateamento dos órgãos públicos. A terceirização além de ser uma fraude ao processo de acesso ao serviço público é um grave problema silencioso, pois além de desestimular o servidor e causar a precarização do serviço, potencializa a discriminação nos locais de trabalho, uma das causas de acidentes de trabalho, por vezes de consequência fatais,  e aparição de  doenças como depressão funcional irreversível. O SERVIDOR assim como o SERVIÇO prestado por ele é de extrema importância para o município, nos mais diferentes espaços, sendo fundamentais para o funcionamento das instituições brasileiras. Por este pensamento, ressaltamos que o fortalecimento do Estado passa necessariamente pela valorização do servidor e da qualidade do serviço por ele prestado. Neste eixo podemos citar algumas lutas, nacionalmente constituídas como: um trabalho descente sem perseguições e capacitação continuada do nosso servidor, com valorização de suas iniciativas de formação e de profissionalização para contribuir com o crescimento local; A transparência e democracia participativa oportunizada as entidades sindicais locais com combate a atos antisíndicas; Combate a discriminação e o preconceito, visando um serviço publico prestado com qualidade; Criação e Fortalecimento de organizações sindicais nos munícipios e nos locais de trabalho com formação continuada, garantindo a informação e igualdade de oportunidades ao nosso servidor e suas diversidades; Combate ao Assédio Moral e Sexual nos locais de trabalho; Implantação do Piso nacional ao magistério e Piso digno aos demais servidores considerando para isto o salario mínimo nacional como padrão inicial, regulamentando a PEC 521 por melhores condições de trabalho; Criação de Lei da Data Base unificada com ampliação da lei de licença maternidade, insalubridade e periculosidade para todos os municípios, por fim Ratificação da Convenção 87 e regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho – OIT. A organização da classe trabalhadora em Sindicatos, Federações e Centrais Sindicais tem importante papel na consolidação das politicas publicas de âmbito nacional, beneficiando a todos os trabalhadores. Somos nós os servidores públicos que garantimos a execução dos serviços essenciais que organizam nossas cidades. Precisamos intensificar a luta pela reorganização do Poder Executivo e pelo compromisso dos gestores com agendas locais de desenvolvimento e proposta de gestão alto sustentável, respeito o nosso meio ambiente. Muitas de nossas conquistas para a sociedade foram obtidas com lutas sindicais de Municipários, tendo a articulação, o dialogo e o debate, como ferramentas prioritária e importante na defesa dos interesses da classe trabalhadora, sobretudo do funcionalismo municipal.
Sonia Pacheco Chagas
COORDENADORA REGIONAL DA COSTA DOCE - FEMERGS.
PRESIDENTE do SINDICATO DOS MUNICIPARIOS DE ARAMBARÉ



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