Persistência e Paciência:

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar até o chão. (como o bambu)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

HOMENAGEM AO SERVIDOR PÚBLICO

O serviço público é uma das mais importantes tarefas de uma nação.. Nenhum povo deixou de, por formas diversas, respeitar aqueles que se dedicavam à função pública, ora por reverência e reconhecimento ou gratidão, ora também por interesse ou medo. No serviço público, assim como em qualquer atividade humana, há os bons e os maus, os que cumprem e os que não cumprem o seu dever. Neste dia recebam os bons e verdadeiros servidores públicos a minha homenagem e gratidão e um forte apelo para que não deixem o serviço público e o exerçam com orgulho. Quando os bons desistem o mal triunfa! O bem precisa vencer neste país e os servidores públicos terão papel decisivo.
O servidor público compromete-se, ao tomar posse, a cumprir os deveres que a lei lhe impõe e a ser leal a um código de conduta muito rigoroso em função de Estado. Comissões criadas vigiam o nosso comportamento. Assume o servidor o dever de fidelidade a regras cidadãs de devoção ao Municipio, ao bem comum, ao interesse coletivo. Como atrair para o serviço público cidadãos que pensem em primeiro lugar no bem de todos? Como manter e estimular os que no serviço público se sacrificam pelo bem de todos? Como evitar a evasão desses abnegados brasileiros? Como retribuir, com base no merecimento e não em critérios casuísticos os que se dedicam à função pública? Esse já não deve ser um desafio restrito a governantes, mas a todos os cidadãos de bem. Que se discuta com cuidado no nosso local de trabalho, com a nossa família, enfim, em toda parte. Que se identifiquem os principais componentes do "custo Brasil". Que se conheçam as verdadeiras origens da crise brasileira.
Silenciar sobre tal assunto neste dia é comemorar apenas com feriado, que ainda  não nos foi premiado, mas, uma data que merece exame de consciência nacional.
Neste dia, me considero 100% servidora, porque luto em busca dos direitos que são para todos, sem medo de enfrentar a tirania e a didatura que  esta prestes a se tornar uma cultura pela administração local a qual venho enfrentando. Enquanto para alguns a estabilidade tem sentido de não poder ser exonerado, para mim é a regra básica que não devemos deixar que pessoas sem consciência do que significa Interesse público, ultrapassem as barreiras dos princípios elencados na nossa Constituição Federal, de Legalidade, Moralidade, Impessoalidade, Contraditório e Ampla defesa, sujeitando os servidores ao seu autoritarismo descabido.
Ser servidor público é estar incumbido de excelsa atribuição, prestar serviço ao público, ou seja, à sociedade deste nosso Brasil.
Nesse sentido amplo, todos nós que exercemos uma função pública, magistrados, integrantes do poder executivo, legislativo, sendo este um cargo efetivo ou político, somos servidores públicos.
Nesta data, 28 de outubro, DIA  DO SERVIDOR PÚBLICO, é dedicado a todos aqueles que em sentido estrito, todavia, as pessoas físicas que prestam serviços as esferas Federal, Estadual e, Municipal e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos, atuando em qualquer dos poderes do Estado, muitas vezes incompreendido, considerado um privilegiado, em decorrência da estabilidade a que faz jus, é aquele que atende as pessoas, encaminha suas solicitações, providencia a prestação dos direitos garantidos em lei no tocante à saúde, segurança, previdência, defesa, etc.
Esse servidor presta à nação sua contribuição, de forma ética e dedicada, visando alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. Não têm lucro como objetivo, nem ambição pessoal como fonte de energias; sua recompensa é a satisfação do dever cumprido, sua motivação é a certeza de estar sendo útil aos seus semelhantes.
Justa e merecida é esta homenagem a todos os que, no esmero de suas funções, honram o cargo de SERVIDOR PÚBLICO.
Servidora Publica meu patrão é o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão monitorados pelo editor, para evitar abusos.